Esse texto da Bárbara Murta está rolando no Facebook, novamente me vi na obrigação de postar aqui no blog, para que todos entendam porque não é viável trabalhar com convênio.
“Pensem assim:
Vocês vão ao médico e ele te dá um diagnóstico: Síndrome patelofemural!!!
Nossa que alívio vocês pensam... E aí ele indica fisioterapia! Ele da uma guia e vocês levam ao plano de Saúde.
Geralmente o código que ele escreve nessa guia é: Patologia osteomioarticular de um membro! Para esse código geralmente os planos pagam em média 6 reais por sessão!!!
Bom... imaginem que o seu fisioterapeuta vai atender um paciente por horário... E que trabalha 6 horas por dia que é a quantidade determinada para fisioterapeutas.
Então são 6 pacientes por dia. 5 dias por semana. Quatro semanas por mês! Aproximadamente...
Dessa forma a clínica receberia em torno de 720 reais por mês pelos atendimentos do seu fisioterapeuta.
Contando que a clínica tem que pagar Água, Luz, telefone, internet (muitos convênios autorizam guias e procedimentos através da internet), aluguel, serviço de limpeza, secretária (o)... Além disso ela precisa pagar os fisioterapeutas e estagiários que estão trabalhando e precisa render alguma coisa né. Se não quando estragar um aparelho como faz pra concertar???
Isso é impossível de se fazer!!!
O salário médio que os fisioterapeutas estão recebendo é 720 reais. Ou seja, eles recebem como se estivessem atendendo um paciente por horário mas na verdade estão atendendo 5, 6, 7, 8 pacientes por horário. Isso sem contar que não é carteira assinada, muitos não recebem décimo terceiro e férias e não tem direito de faltar se estão passando mal ou se quebraram o pé!!!
Além disso, o código não cobre o atendimento necessário. Na maioria das vezes para aliviar e evitar uma dor no joelho eu tenho que trabalhar a pelve de uma pessoa!!! Muitos dos diagnósticos que recebemos dos ortopedistas tem causa multifatorial, ou seja, vários fatores atuam no surgimento daquela dor!
A dor é apenas uma consequência de um desequilíbrio global no nosso corpo!
Assim o código de patologia osteomioarticular de um membro não abrange toda a necessidade do paciente!!
Resultado disso... O paciente não recebe o atendimento necessário... assim como o fisioterapeuta não recebe o salário adequado!!! Temos aí dois infelizes!!!
Eu costumo brincar com meus pacientes que os planos de saúde pagam o gelo, o tens e o ultra-som que os médicos indicam.
O meu raciocínio de como tratar o caso deles, e não a patologia, sai de graça!!!
Absurdo não???
Na verdade na maioria das vezes eu substituo o gelo, o tens e o ultra-som pela criação e seleção de exercícios adequados (ai sai um descontinho para os planos de saúde). E olha que não é fácil não viu!!! Não existe essa coisa de que dor no joelho é falta de alongamento da musculatura posterior da coxa!!! Não existe receita para tratar o paciente... a gente tem que avaliar muito bem e selecionar muito bem o que vai fazer!!!
É por isso que vocês chegam nas clinicas e elas estão lotadas de pacientes, que não recebem o atendimento adequado.
É por isso que vocês chegam nas clinicas e elas estão lotadas de estagiários, que ao invés de estarem aprendendo a atender estão simplesmente agindo como técnicos em fisioterapia.
Passando o ultra-som, colocando o tens e olhando diversos pacientes executando exercícios incorretos e sem saber a forma de corrigir (afinal muitos deles estão apenas no início do curso).
E é por isso que vocês chegam nas clinicas e elas estão vazias de fisioterapeutas, porque não tem como pagar diversos profissionais.
Estou aqui dando um exemplo da área ortopédica. Mas imaginem que um atendimento de um paciente com lesão medular também tem um pagamento médio de 6 reais por sessão.
Lembram daquela novela da modelo que sofreu um acidente e ficou tetraplégica????
Imaginem atender uma pessoa que não consegue fazer quase nada sozinha recebendo 6 reais??? Nesses casos não tem como atender mais de um... Você tem que se dedicar inteiramente...
Nós estamos lutando pela nossa profissão. Estamos lutando por melhores condições de pagamento aos nossos serviços e de atendimento aos nossos pacientes.
Mas precisamos de vocês na nossa luta!!!
Muitos pacientes reclamam do mal atendimento do fisioterapeuta ou que que fisioterapia não funciona.
Mas como vocês serão bem atendidos nessas condições???
Ao invés de se queixarem de um mal atendimento, queixem-se da má condição que o seu plano dá para que seja realizado o seu atendimento.
Você merece o melhor!!!!
E você paga o seu plano esperando por isso!!!
Estou aqui falando pelos fisioterapeutas... Mas toda a área da saúde se encontra nessas condições!!!
Vocês vêem na televisão os médicos lutando... Mas a voz do resto é abafada!!!
Meus pacientes passam em média 15 minutos com os médicos para receberem um diagnóstico. Mas passam em média 1 hora comigo. Nessa uma hora além de fazer exercícios que ajudem na sua melhora eu preciso conscientizá-los que a melhora depende deles!!! Ou seja... não adianta fazer exercícios se o resto do dia eles vão esquecer que tem que manter a postura correta, ou evitar tais movimentos e que eles tem um para-casa. E que depois da alta eles não podem esquecer que se eles não seguirem nossas recomendações tudo pode voltar!!!
Sim... O paciente tem que ser ativo no seu tratamento!!!
Então eu peço... sejam ativos conosco!!! Com todos os profissionais da saúde!!!
Agradeço desde já a atenção de vocês!!!
Bárbara Murta”
Gostei deste post!Falou tudo!
ResponderExcluir